domingo, 23 de maio de 2010

George Papandreou afirma que “vão ser os cidadãos a pagar a má gestão” e pede tempo para refazer as contas

O Primeiro-Ministro da Grécia, Papandreou, culpa o anterior Executivo pelo descontrolo da gestão das contas públicas do país e pede também tempo para refazer as contas.

Em
entrevista ao “El-País” o Primeiro-Ministro da Grécia culpabiliza o anterior Governo pela má gestão da economia do país, afirmando que “havia favores políticos, grandes cortes de impostos para os ricos e evasão de impostos e corrupção também”. Conjuntamente, estes factores são os que fazem terem de ser “os cidadãos a pagar”.

George Papandreou sublinhou ainda na entrevista, que a Grécia não pediu um apoio como resgate à União Europeia e ao Fundo Monetário Europeu (FME), pois apenas “decidimos foi que precisamos de empréstimos que logo devolveremos, e devolveremos com um juro muito mais elevado que a maioria na União Europeia”.

O Primeiro-Ministro admitiu ainda que achou que a ajuda da Europa foi um pouco demorada pela “lentidão a tomar decisões, ainda que as tenha tomado da maneira mais rápida de sempre”. Por outro lado, “A União Europeia tardou em dar-se conta que o ataque dos especuladores contra a Grécia era apenas uma etapa antes do ataque a outros países e de ameaçar inclusivamente a estabilidade da zona euro" e “Espanha e Portugal não estavam assim tão mal, foram vítimas do histerismo”, explicou.

0 comentários:

Enviar um comentário