quarta-feira, 19 de maio de 2010

Portugal menos competitivo a nível mundial

Portugal desceu três posições no ranking de competitividade mundial, ocupando agora o 37.º lugar de uma lista com 58 países, revelou hoje um estudo divulgado pelo o Institute for Management Development (IMD).

A queda no ranking é justificada pelo IMD com “o elevado défice orçamental, as dívidas crescentes e o fraco desempenho do comércio externo do País”. Segundo o estudo do instituto suíço, Portugal enfrenta hoje um “problema de credibilidade”, uma vez que está a passar por “uma crise da dívida”, não tendo “meios para reembolsar adequadamente essa dívida”. O IMD alerta também para o facto de Portugal poder vir a “sofrer mais recessão este ano”.

Em termos da competitividade entre os países europeus, Portugal é o 16.º Estado-membro da União Europeia a figurar na lista do IMD e o 10.º na lista dos países da Zona Euro.

De acordo com o estudo do instituto suíço, Portugal perdeu pontos em quase todos os factores de competitividade analisados. No que diz respeito à eficiência do Governo, verificou-se uma queda de 15 posições, da 29.ª para a 44.ª posição, enquanto na eficiência empresarial a quebra foi menos acentuada, descendo apenas sete lugares, para a 50.ª posição. Em relação às infra-estruturas, Portugal perdeu cinco lugares, ocupando agora o 29.º lugar. O único resultado positivo verificou-se no desempenho económico, onde Portugal subiu quatro posições, para o 38.º posto.

0 comentários:

Enviar um comentário