segunda-feira, 17 de maio de 2010

Economia digital será o motor de crescimento da UE


A Comissão Europeia considera que a economia digital será um dos pilares do crescimento económico da Europa.

O relatório relativo à competitividade digital divulgado hoje, mostra que a economia digital está a crescer a um ritmo acelerado.

Diz o relatório que «desde 1995, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) impulsionaram metade dos ganhos de produtividade na União Europeia, graças ao progresso tecnológico e aos investimentos no sector. Os dados relativos a 2004-2007 indicam que este investimento começou, mais recentemente, a gerar ganhos de eficiência no resto da economia. O valor acrescentado do sector das TIC na economia europeia é de cerca de 600 mil milhões de euros (4,8 por cento do PIB). O sector justifica 25 por cento dos investimentos comerciais totais em I&D na União Europeia».

A Comissão Europeia considera que para «aproveitar plenamente os benefícios potenciais da economia digital, a Europa deve intensificar os seus esforços e oferecer uma banda larga de débito mais elevado e uma Internet em que as pessoas confiem, melhorar os níveis de competência dos cidadãos e estimular ainda mais a inovação nas TIC».

A propósito da apresentação do relatório, a comissária para a Agenda Digital, Neelie Kroes, referiu que «a economia digital da Europa é vital para o crescimento económico e a prosperidade. As TIC e a Internet de débito elevado são tão revolucionárias hoje na nossa vida como há mais de um século o foi o desenvolvimento das redes de electricidade e de transporte. Mas precisamos de apoio para continuar a desenvolver a Internet, a fim de que todos os cidadãos possam beneficiar da economia digital».

0 comentários:

Enviar um comentário