terça-feira, 25 de maio de 2010

Durão Barroso acusa Alemanha de defender pouco o euro

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso acusou os responsáveis políticos alemães de defenderem pouco a moeda única europeia.

“Nestes últimos anos não se encontraram muitas vozes importantes na política alemã que expliquem à opinião pública até que ponto é importante para a Alemanha ter o euro”, disse Durão Barroso numa entrevista ao jornal Frankfurt Allgemeine publicada hoje. “Os políticos devem também dizer que a economia alemã estaria muito mal sem o euro”.

A ideia de um plano de ajuda à Grécia foi rejeitada por muitos alemães e o governo de Angela Merkel hesitou em participar nele. “O nosso processo de decisão já durou tempo demais. Os mercados já viram demasiados sinais contraditórios”, disse o presidente da Comissão Europeia.

Barroso considerou “naïve” a proposta da Alemanha de modificar o tratado da União Europeia. Será “quase impossível à luz do Direito Constitucional” retirar os direitos de voto aos países que não respeitem as regras de orçamento fixadas por Bruxelas, tal como sugeriam os alemães.

0 comentários:

Enviar um comentário