quinta-feira, 20 de maio de 2010

Ministros das Finanças da EU discutem amanhã a revisão do PEC

Os ministros das Finanças da União Europeia vão reunir-se amanhã em Bruxelas para iniciar o debate sobre a revisão do Pacto de Estabilidade e Crescimento europeu, para evitar no futuro o agravamento das crises económicas.

O Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, convocou os 27 ministros das finanças representantes de cada país da União Europeia, para uma primeira reunião sobre a "resolução de crises e melhor disciplina orçamental".

O tema em debate é delicado, pois todos os Estados-membros estão de acordo sobre a necessidade de se reforçar o Pacto de Estabilidade e Crescimento planeado para limitar os défices orçamentais mas cujo funcionamento foi posto em causa pela crise financeira e económica.

O PEC:


De acordo com actual PEC, os Estados-membros da UE não deviam ultrapassar uma situação de desequilíbrio das contas públicas superior a 3,0% do PIB.

A actual crise económica e financeira fez com que se abrisse uma excepção permitindo um aumento dos défices de forma a contrariar os efeitos da recessão provocada pela crise nos mercados financeiros.

0 comentários:

Enviar um comentário