quinta-feira, 18 de março de 2010

Comissário Europeu diz que Obama é «proteccionista»

O comissário europeu do Comércio, Karel de Gucht, acusou hoje o presidente norte-americano, Barack Obama, de «proteccionista» e responsabilizou Washington pelo actual bloqueio das negociações do ciclo de Doha sobre a liberalização do comércio mundial.

«Um dos problemas é que nós não sabemos o que os Estados Unidos querem exactamente. Eles não querem avanços de momento, é claro», disse o comissário numa entrevista ao jornal económico belga De Tijd em relação às negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Karel de Gucht anunciou o ciclo de Doha como uma importante prioridade. O comissário acusa os EUA de não proporem qualquer compensação quando pedem uma maior abertura das fronteiras dos países em desenvolvimento aos produtos norte-americanos e adianta que "a ideia de que se pode obter avanços sem fazer concessões é um erro. E tenho a impressão de que o processo de decisão está parado".

O comissário diz que este bloqueio se deve em parte à perspectiva das eleições do Congresso norte-americano em Novembro, com os Democratas nada interessados em negociar, particularmente num período económico difícil, para um acordo sobre o comércio internacional.

"Não vejo como se pode duplicar as exportações se não se adoptar uma aproximação ao livre cambio. O proteccionismo não originará uma duplicação das exportações", disse o comissário europeu do Comércio, criticando a promessa de Barack Obama de duplicar as exportações norte-americanas em cinco anos.

0 comentários:

Enviar um comentário