sexta-feira, 19 de março de 2010

Presidente do BCE pede maior “transparência de mercados”

O Presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, apelou à “transparência de mercados”, bem como à prática adequada dos instrumentos financeiros para atenuar a especulação.

O principal responsável pela política monetária europeia reforçou à importância de uma maior regulamentação dos fundos especulativos e apelou ao uso consciente dos instrumentos financeiros, como o CDS (Credit Default Swap).

“Gostaria de realçar que certos instrumentos financeiros foram introduzidos para terem efeitos positivos, nomeadamente no que toca à redução de risco, e não devem ser mal utilizados”, defendeu Trichet.

O responsável do BCE realça ainda que “os reguladores têm de assegurar que os protagonistas do mercado financeiro actuam em plena conformidade com as normas e que os seus comportamentos inadequados não supõem fontes adicionais de risco”, alega Trichet, a fim de não comprometerem a estabilidade do sistema financeiro.

O Presidente do BCE deixa a mensagem de que o maior desafio para a economia e para as políticas públicas passa por “restaurar a estabilidade económica e financeira, restabelecer a confiança na economia e melhorar o funcionamento dos sistemas financeiros”.

0 comentários:

Enviar um comentário