segunda-feira, 15 de março de 2010

BCE anuncia programa de cooperação com o Banco Central da Bósnia e Herzegovina


O Banco Central Europeu (BCE) anunciou hoje um programa de cooperação técnica com o Banco Central da Bósnia e Herzegovina, em conjunto com um grupo de bancos centrais nacionais (BCN) do Euro-sistema.

Este programa, com uma duração de 18 meses, foi criado no seguimento do programa de avaliação das necessidades realizado em 2007 e terá início a 1 de Abril de deste ano.

O objectivo é apoiar o Banco Central da Bósnia e Herzegovina nos seus esforços de implementação dos padrões da banca central da União Europeia (UE) de modo a preparar a adesão do país à UE.

Anunciado em Sarajevo por Gertrude Tumpel-Gugerell, Membro da Comissão Executiva do BCE, pelo Governador do Banco Central da Bósnia e Herzegovina e pelo Chefe da Delegação da UE na Bósnia e Herzegovina, este programa é financiado pela UE, que atribui um milhão de euros do seu Instrumento de Assistência de Pré-Adesão (IPA).
As partes integrantes do programa, vêem-no como um importante passo no fortalecimento da cooperação económica e financeira entre o Banco Central da Bósnia e Herzegovina, os BCN do Euro-sistema, o país em questão e a UE.

0 comentários:

Enviar um comentário