quarta-feira, 17 de março de 2010

Merkel defende exclusão de países incumpridores do Eurogroup

A chanceler alemã, Angela Merkel, defendeu hoje que se deve colocar a possibilidade de excluir “países incumpridores” do Eurogroup. Para a chefe do governo alemão os países europeus que não cumprirem, repetidamente, as condições necessárias para se manterem na moeda única, devem ser excluídos.

A Alemanha mantém-se assim contra a ajuda financeira à Grécia, um assunto debatido esta segunda feira pelos ministros das finanças da Zona Euro. Os ministros manifestaram-se, na generalidade, a favor de um eventual plano de ajuda mas a Alemanha mantém-se contra. A chanceler alemã referiu ainda, em relação à Grécia, que é preciso “cortar o mal pela raiz” e que uma ajuda rápida não é uma boa solução.

Angela Merkel foi hoje de encontro às afirmações feitas, na semana passada, pelo ministro das finanças alemão. Wolfgang Schauble tinha defendido, num artigo onde analisava as finanças públicas gregas, que "se um país membro da zona euro, no limite, não conseguir consolidar o seu orçamento ou restaurar a sua competitividade deve, como solução de último recurso, sair da zona euro, embora mantendo-se como membro da União Europeia".

O ministro defendeu ainda que “um país cujas finanças estão em convulsão não deve participar em decisões relativas às finanças de outro membro”. Para Wolfgang Schauble não cumprir os limites definidos por Bruxelas deve ainda levar à “suspensão dos direitos de voto no Eurogroup”.

0 comentários:

Enviar um comentário