quinta-feira, 4 de março de 2010

Durão Barroso apresenta nova estratégia económica

O Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso apresentou ontem, dia 3 de Março em Bruxelas, as bases de governo económico para os próximos dez anos. O plano de relançamento económico “Estratégia Europa 2020” será analisado pelos líderes da Comissão na cimeira da primavera, que decorre nos dias 25 e 26 deste mês. O projecto sucede à "Estratégia de Lisboa" e tem aprovação prevista para Junho.


Os objectivos da “Estratégia Europa 2020” visam um crescimento inteligente (desenvolvendo uma economia baseada no conhecimento e na inovação), um crescimento sustentável (promovendo uma economia hipocarbónica, eficiente em termos de recursos e competitiva) e um crescimento inclusivo (promovendo uma economia com altas taxas de emprego que assegure a coesão social e territorial).
“A Estratégia Europa 2020 é um dos pilares mais fundamentais e colocará metas e instrumentos para avançar para o modelo de crescimento económico, garantindo a viabilidade dos sistemas sociais", afirma o Presidente da Comissão Europeia. Segundo Durão Barroso a UE2020 é necessária para "assegurar a saída da crise e preparar a economia da UE para a próxima década".

1 comentários:

Helena Garrido disse...

Os links não são para os sites oficiais mas sim para órgãos de comunicação social - DN e Agência Financeira. Além das declarações do presidente da Comissão que se podem encontrar no seu site é ainda possível conhecer a estratégia 2020 no documento original no seguinte endereço: http://ec.europa.eu/commission_2010-2014/president/news/documents/pdf/20100303_1_en.pdf

Enviar um comentário