quinta-feira, 11 de março de 2010

BCE pondera criação do Fundo Monetário Europeu


Jean-Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu (BCE) esclareceu ontem que ainda não tomou uma posição quanto à criação de um Fundo Monetário Europeu (FME).

"O Conselho de Governadores [do BCE] ainda não olhou para a proposta, mas não rejeitamos a ideia nesta fase", afirmou o responsável da autoridade bancária.

"Temos de analisar o documento com todos os seus detalhes", referiu Trichet, depois de um discurso no Frankfurt Communications Museum.

Trichet considerou que "o nome ‘Fundo Monetário Europeu' não será apropriado, dado que não se trata de um instrumento monetário, mas de um suporte financeiro".
A criação deste Fundo, defendida pela chaceler alemã Angela Merkel, pretende prevenir crises de financiamento comoa que assola a Grécia e que tem vindo a ameaçar a estabilidade do euro.

O gabinete do comissário europeu, Olli Rehn, defende que as regras de aplicação do FME seriam idênticas às do Fundo Monetário Internacional (FMI), ou seja, empréstimos exigentes a troco de reformas estruturais cuja implementação será vigiada de perto.

0 comentários:

Enviar um comentário