sexta-feira, 12 de março de 2010

Sessão Plenária 8 Março - 11 Março 2010



A sessão plenária do Parlamento Europeu de 8 de Março a 11 de Março teve inicio no Dia Internacional da Mulher e prestou-lhe homenageou, com o Presidente do Parlamento Europeu a declarar que este dia "não é apenas sobre oferecer flores. Hoje é sobre debater direitos iguais e oportunidades iguais".

Jerzy Buzek referiu também que é preciso incentivar o aumento demográfico no território europeu e que "numa Europa que envelhece rapidamente, as mulheres necessitam de ter acesso igual a trabalhos e a permanecerem profissionalmente activas em todos os sectores económicos". Para além dos factores económicos, referiu também a violência contra as mulheres descrevendo-a como uma "violação dos direitos humanos fundamentais".

Para além deste tema, o Parlamento Europeu também discutiu outros tão variados como: a situação na Madeira e a tempestade Xynthia; o terrorismo e o atentado bombista de 2004, em Madrid; a fiscalização do orçamento da Política Externa e de Segurança Comum; a avaliação do impacto da aplicação de um imposto global em transacções financeiras; ou a adopção de uma posição comum quanto ao relatório da missão de inquérito sobre o conflito em Gaza e sul de Israel.

0 comentários:

Enviar um comentário