sábado, 13 de março de 2010

BCE acredita que plano da Grécia vai convencer mercados

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, acredita que a Grécia vai convencer os mercados de que está no caminho certo para sair da crise orçamental, graças ao plano de austeridade que anunciou .

"O governo grego tomou medidas adicionais que eu descreveria como convincentes e corajosas", afirmou Trichet, em entrevista à Rádio Bloomberg, nos Estados Unidos, à margem de uma reunião económica na Universidade de Stanford, no estado da Califórnia.

O presidente do BCE considerou, numa outra entrevista à Fox Business Network, que o plano de austeridade da Grécia vai convencer os mercados de que se "está a mover na direcção certa" para ultrapassar o maior défice da zona euro.
veja aqui
a entrevista de Trichet à Fox Business Network


Em 2009, o défice da Grécia atingiu os 12,7 por cento do PIB. Este ano, o país pretende reduzir o seu défice fiscal em quatro pontos percentuais do Produto Interno Bruto (PIB), com a subida dos impostos e cortes drásticos nos gastos públicos.

Jean-Claude Trichet afirmou também, nestas entrevistas, que a ideia de criação de um Fundo Monetário Europeu "merece consideração". "Houve uma proposta de académicos, em particular, e uma proposta do ministro das Finanças da Alemanha", disse, acrescentando que, se se chegar a formar, este novo organismo deveria impor "condições muito, muito estritas" para o recurso aos fundos.

0 comentários:

Enviar um comentário