sábado, 13 de março de 2010

Eurogroup pode vir a assinar Acordo Financeiro para ajudar a Grécia



Na próxima segunda-feira os líderes financeiros da zona euro podem chegar a um acordo para ajudar financeiramente a Grécia, se for necessário, mas deixam de fora uma quantia monetária até que o país peça tal ajuda, segundo fontes oficiais em Bruxelas.

Penso que poderemos chegar a um acordo relativamente aos princípios para uma assistência coordenada. A Comissão Europeia e o Eurogroup teriam o mandato para terminar o trabalhodisse a mesma fonte à Reuters que tem conhecimento das preparações que estão a ser feitas. “Seriam os princípios e os parâmetros dessa assistência que posteriormente podiam ser activados se a ajuda fosse necessária ou pedida.

O jornal britânico The Guardian diz ainda que a ajuda disponível deve rondar os 25 biliões de euros, mas a fonte, que pediu para se manter anónima, afirma que ainda não foram discutidos números.

Não existe nada acordado. Há uma tabela de referência mas existem espaços em branco para os números porque ainda nada foi pedido (pela Grécia).

Até agora foi feito apenas uma preparação técnica, para que a decisão política seja possível na Segunda-Feira. A Alemanha tem neste momento em mãos o desfecho do acordo” disse a mesma fonte.

Actualmente, a opinião pública da posição da Alemanha relativamente ao pagamento de uma quantia para ajudar a Grécia é negativa, já que ao longo dos anos o país divulgou dados estatísticos errados sobre a dívida que acumulou.

Entretanto, a Grécia já anúnciou medidas para a redução do défice orçamental de 12.7% para 8.7 o que despoletou alguns protestos e manifestações por parte população.

0 comentários:

Enviar um comentário