sábado, 20 de março de 2010

Durão Barroso defende que retirar um país da zona euro é contra os estatutos da UE



O Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, declarou esta sexta-feira (21 de Março) que tirar um país da zona euro é uma possibilidade que não está prevista nos Tratados Europeus, e não se opôs à hipótese da Grécia poder recorrer ao Fundo Montetário Internacional (FMI).

Segundo Durão Barroso numa entrevista ao canal de televisão France 24, a exclusão de um dos membros da zona euro “não se pode contemplar no marco actual. Iria contra os tratados”.

Em relação ao recurso da Grécia ao FMI, Durão Barroso não descartou a hipótese devido ao facto da Grécia fazer parte do fundo, tal como todos os outros Estados da União Europeia.

“Os Estados membros são de longe a principal fonte de receitas para o FMI”, adiantou antes de considerar que utilizar o dispositivo para a recuperação financeira “não é uma questão de prestígio, mas uma questão de ver qual é a melhor forma de responder à situação”.

“A Grécia tomou decisões muito corajosas e muito difíceis que sem dúvida têm um custo para o povo grego, agora os outros Estados membros têm que assumir as suas obrigações, em particular na zona euro, para garantir a estabilidade da zona”, afirmou Barroso.

Barroso insistiu que a criação de um fundo monetário europeu “é uma ideia interessante, mas a médio ou longo prazo”, uma vez que implica a modificação dos tratados.

0 comentários:

Enviar um comentário