quarta-feira, 31 de março de 2010

Presidente do PE congratula-se com as conversações de reunificação do Chipre


O Presidente do Parlamento Jerzy Buzek congratulou-se com uma declaração conjunta dos líderes das duas comunidades cipriotas, Demetris Christofias e Mehmet Ali Talat, acerca das negociações dos dois lideres que visam a reunificação da ilha.

O resultado das conversações é visto como sendo crucial não só para resolver o longo do problema do Chipre, mas também pode ser benéfico para a futura adesão da Turquia à UE.

Jerzy Buzek afirmou a importância destas conversações "A resolução da questão de Chipre é muito importante para ambos os cipriotas gregos e turcos e para a União Europeia como um todo. Apesar dos consideráveis desafios colocados pela conversações, eu elogio o empenho, coragem e determinação mostradas nas negociações".

O Presidente do PE relembrou também que o Parlamento Europeu aprovou uma resolução sobre o relatório de progresso da Turquia de 2009, onde salienta que a questão de Chipre, vai trazer uma maior estabilidade, prosperidade e segurança para o Mediterrâneo Oriental e permitir a rápida melhoria das relações UE-NATO, bem como pode proporcionar o desbloqueio da adesão turca à UE.

0 comentários:

Enviar um comentário