quarta-feira, 28 de março de 2012

Confirmada a assinatura do contrato de compra e venda do BPN

Banco Português de Negócios (online.jornaldamadeira.pt)



A assinatura do contrato de compra e venda do Banco Português de Negócios (BPN) entre o Estado português e o Banco BIC ficou marcada para esta sexta-feira, anunciou o Ministério das Finanças. A Comissão Europeia permitiu que, até ao final deste mês, se firmasse esse acordo,  tendo deixado de estar em causa o emprego de 1700 pessoas. 
Foi, assim, autorizada, no dia 27 deste mês, a reestruturação do BPN, que visa a venda ao BIC, no qual será permitida a criação de uma entidade viável.
Foi possível salvar o BPN dentro de um custo, para os contribuintes, não superior ao da liquidação, defendeu o Comissário da concorrência Joaquín Almunia. O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, mostrou-se satisfeito com a conclusão do processo de venda do banco, durante uma visita ao Terminal de Contentores de Sines.
Para Passos Coelho, a proposta de compra do BPN feita pela Banco BIC prevaleceu, na medida em que representava a posição do próprio banco e melhor garantia o emprego do BPN, referiu a Lusa. 
O Governante afirmou ainda que no país nunca houve nenhuma fuga de depósitos nos bancos, ao contrário do que se verificou noutros países europeus, que detêm assistência financeira. Realçou também a importância da confiança que os depositantes e os portugueses têm no seu sistema financeiro como um factor crucial para que Portugal recupere a sua economia.
Devido à grave crise financeira, o BPN foi beneficiado com diversas ajudas, não esquecendo as garantias estatais referentes a emissões de papel comercial, num valor superior a quatro mil milhões de Euros.

0 comentários:

Enviar um comentário