quarta-feira, 14 de março de 2012

Maior participação no processo de Bolonha


(Fonte: photobucket)

O Parlamento Europeu aprovou ontem um relatório de Luigi Berlinguer, eurodeputado europeu, que defende uma maior participação das instituições, universidades e Estados-Membros da União Europeia no processo de Bolonha mas também um aumento dos fundos concedidos.
Estabelecido em 47 países, o processo de Bolonha é um projecto que tem como objectivos  maior flexibilidade e mobilidade dos estudantes, mas também reforçou a coerência e a competitividade da educação superior a nível europeu.
No campo de acção deste processo, todas a universidades europeias foram obrigadas a rever e reorganizar as suas actividades de ensino no âmbito dos bacharelatos, mestrados e doutoramentos.
As universidades reforçaram ainda o seu papel social ao introduzirem actividades mais adequadas ao ensino superior e à investigação, mas também actividades que permitem a possibilidade de utilização de conhecimentos adquiridos em prol da sociedade.
Segundo o eurodeputado italiano, o reforço do processo de Bolonha "constitui um requisito à completa integração do mercado interno da UE e uma ferramenta indispensável ao combate dos desafios colocados pela crise económica e financeira".
Neste momento, todos os esforços devem ser feitos em âmbitos como o reconhecimento mútuo das qualificações, a promoção da mobilidade e da empregabilidade e a promoção da coesão social.
Conforme o texto aprovado pelo Parlamento Europeu, todas as universidades necessitam de ajuda financeira por parte dos Estados-Membros e da U.E. para atingirem as metas pretendidas. Daí ser fundamental o desenvolvimento de novos modelos e mecanismos de financiamento.


0 comentários:

Enviar um comentário