quarta-feira, 7 de março de 2012

França critica eleições, Cavaco Silva felicita Putin


 Rússia (Fonte: news.midiafree.com)


A França e a União Europeia consideraram que houve falhas nas eleições russas. O presidente da República de Portugal, Cavaco Silva, felicitou Vladimir Putin.

O ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Alain Juppe, disse, citado pela Reuters, que “a eleição não foi exemplar”. A porta-voz da União Europeia, Maja Kocijancic disse que "foram identificadas várias falhas, tanto na preparação como na condução destas eleições". Por sua vez, Cavaco Silva enviou, em nome dos portugueses, ao recém-eleito líder da Rússia, Vladimir Putin, "calorosas felicitações".

O dirigente da Comissão Eleitoral Central da Rússia, Vladimir Tchurov, anunciou a vitória de Vladimir Putin, depois terem sido contados os votos, segundo dados divulgados pela Lusa. Putin venceu as eleições presidenciais russas à primeira volta, com 63,6% dos votos. 

A eleição esteve sempre sob suspeita de fraude, mas, segundo o chefe da campanha de Putin, esta vitória foi "a mais limpa da História".  De acordo com o “The Guardian”, em Moscovo, o número de eleitores que votaram na sua candidatura ficou-se pelos 50%. 

Foi instalado um sistema de câmaras de vigilância nos locais de voto de todo o país, para permitir a visualização, através da Internet, das imagens da votação. 

A polícia também garantiu que não houve irregularidades graves mas a oposição discordou. 

"Ganhámos numa luta aberta e honesta", afirmou o actual primeiro-ministro diante de mais de 100 mil pessoas que se juntaram no centro de Moscovo para festejar a vitória. 

Os protestos contra o regresso de Vladimir Putin ao Kremlin, começaram logo após a vitória nas urnas. As manifestações tiveram lugar, sobretudo, em Moscovo.  A descrição da comunicação social aponta para uma presença significativa de forças de segurança nas manifestações que acusam Putin de fraude eleitoral.

0 comentários:

Enviar um comentário