terça-feira, 27 de março de 2012

OCDE pede aumento dos recursos do Fundo de Estabilidade do euro

Angel Gurría (Fonte: theglobeandmail.com)

O secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Angel Gurría, apelou aos ministros das Finanças da Zona Euro para aprovarem o aumento dos recursos dos fundos europeus criados para financiar os países que percam acesso aos mercados financeiros.

Para Angel Gurría, os fundos deveriam ser autorizados a mobilizar “pelo menos um bilião de euros”, para que seja possível uma “crucial revitalização do crescimento e competitividade da economia da Europa”.
De acordo com o documento da OCDE, o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) e o Mecanismo de Estabilidade do Euro (MEE), devem "cobrir as necessidades dos países vulneráveis da zona Euro e contribuir para a recapitalização dos bancos europeus.
No comunicado, a OCDE considerou o reforço das “firewalls” da zona euro essencial e acrescentou, ainda, que mesmo não sendo necessário recorrer aos fundos europeus, “a disponibilização de ‘firewalls’ credíveis pode aumentar a confiança”.
A OCDE referiu também que a União Europeia precisa de um "ambicioso programa" de reformas estruturais com vista a potenciar o crescimento económico e a criação de emprego.


Firewalls: Na linguagem da crise do euro, são mecanismos de apoio, isto é, barreiras de segurança para os países que possam necessitar de ajuda. Na Internet, as firewalls controlam toda a actividade que se faz dentro de uma rede e filtram muitos serviços inseguros.


0 comentários:

Enviar um comentário