quarta-feira, 7 de março de 2012

50 mil milhões de euros poderão ser precisos para ajudar a Grécia em 2015

Parlamento da Grécia (Fonte: portugues.rfi.fr



Poderá estar previsto um terceiro plano de ajuda internacional para a Grécia, no valor de 50 mil milhões de euros, em 2015, publicou o semanário alemão Der Spiegel, de acordo com dados divulgados pela agência France Presse.
O jornal adiantou que a troika não garantiu o regresso da Grécia aos mercados em 2015, numa versão prévia do último relatório. Com efeito, o financiamento externo da Grécia entre 2015 e 2020 pode vir a atingir 50 mil milhões de euros nos próximos três anos, referiu o jornal alemão. O Der Spiegel afirmou ainda que, a pedido do Governo Alemão, esta passagem foi retirada do relatório final.
De acordo com o jornal, o Banco Central Europeu deverá accionar a cláusula de acção colectiva (CAC), permitindo a Atenas pressionar os credores privados que recusam participar no programa que visa diminuir a dívida grega.
Segundo a lei, esta cláusula pode ser accionada se pelo menos 66 por cento dos bancos participarem na operação, levando os credores relutantes a aderir ao programa de troca de dívida, que terá lugar a 12 de Março. Esta medida será favorável para a Grécia, que poderá excluir 107 dos 200 mil milhões de euros da dívida pública, sendo esta também uma condição para a transferência dos 130 mil milhões de euros do segundo plano de ajuda, aprovado em Bruxelas.

0 comentários:

Enviar um comentário