quarta-feira, 14 de março de 2012

Guterres criticou modelo matemático da UE


O antigo primeiro-ministro acredita que a política de números traçada pela União Europeia ignora a solidariedade e vai provocar uma “explosão social”.

Fonte: Público

António Guterres disse que o modelo económico adoptado pela UE tem graves lacunas sociais e que estas lacunas devem-se à falta de uma união política forte.
Em declarações à Rádio Renascença, nesta quarta-feira, o socialista mostrou-se céptico em relação a este modelo, afirmando que “não se pode resolver os problemas económicos se não compreender ou se não incluir os dados sociais.”
Guterres aponta os números elevados do desemprego nacional como prova de que a ajuda externa a Portugal descurou a solidariedade.
Afirmou ainda que, mais tarde ou mais cedo, este modelo vai sofrer uma “explosão social”.
Nesta entrevista aproveitou ainda para tecer duras críticas aos Estados-membros da UE, nomeadamente na decisão do empréstimo à Grécia que, segundo Guterres, foi mais uma decisão tomada “à beira do abismo”.
O agora Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados terminou dizendo que “o mundo põe as finanças em primeiro lugar, a economia em segundo e o social em terceiro”.

0 comentários:

Enviar um comentário