quarta-feira, 7 de março de 2012

Portugal é o país da UE onde menos pessoas vão de férias em 2012



Portugal, Praia Costa da Caparica (Fonte: dn.pt)


Portugal é o país da União Europeia (UE) onde menos pessoas traçam um plano de férias fora do país em 2012, segundo o estudo divulgado pelo Eurobarómetro sobre as “atitudes dos europeus em relação ao turismo”.

O estudo revela que quatro em cada dez portugueses não vão fazer férias este ano, devido à falta de dinheiro. Só a Turquia, que não pertence à UE, ficou atrás de Portugal, onde 45% dos inquiridos não consideraram a possibilidade de fazer férias em 2012. Comparado com os 40% de Portugal, na Grécia foi registado 35% de pessoas que não planeiam fazer férias no corrente ano.

Nos outros países da União Europeia, apesar da crise, grande parte dos inquiridos não abdicará das suas férias. No estudo, 41 % das pessoas que responderam ao inquérito estão a planear fazer viagens mais longas e apenas 27 % planeiam fazer viagens curtas.

A Dinamarca e a Finlândia são os países com maior proporção de pessoas que afirmou planear férias para este ano. Logo a seguir estão a Alemanha, a Noruega e a Áustria.

Em 2011, Portugal foi o segundo país da União Europeia onde menos se viajou. No ano passado, 54% dos portugueses saiu do país, por questões profissionais ou de lazer. Na União Europeia, como podemos ver no relatório, apenas Malta ficou atrás, com 50% de pessoas a sair do país. A Sérvia e a Turquia tiveram os resultados mais baixos, com 42% e 44%, respectivamente, de pessoas a sair do país.

De acordo com o estudo, Portugal também não se encontra na lista dos destinos preferidos dos estrangeiros, nem entre os países onde mais pessoas vão de férias dentro do próprio país. Entre os destinos mais escolhidos, encontram-se Espanha, Itália, França e Grécia.

Os países onde mais pessoas planeiam fazer férias sem sair do território são a Grécia e a Turquia, a Croácia e a Bulgária. Por outro lado, em Luxemburgo só 2% dos turistas pretendem ficar no país e em Malta apenas 3%.



0 comentários:

Enviar um comentário