segunda-feira, 26 de março de 2012

Moody’s sugere aos governos europeus a criação de uma nova agência de rating


Ray McDaniel (Fonte: economico.sapo.pt) 

O presidente executivo da Moody's, Ray McDaniel, propôs aos governos europeus, que têm criticado as agências de “rating” devido aos cortes na classificação da dívida soberana, a criação de uma empresa concorrente.

No documento “A solução para o debate em torno das agências de rating”, publicado no site da Moody's, Ray McDaniel disse que “as instituições públicas que têm o conhecimento e a credibilidade entre os mercados devem classificar as dívidas soberanas”.
Para o CEO da Moody's, uma empresa pública que avalie e classifique o rating das dívidas poderá ser uma alternativa para os Estados europeus que, recentemente, criticaram a Moody's, a Standard & Poor's e a Fitch de obrigarem os países a aplicar mais medidas de austeridade.
Nas palavras de McDaniel, “os governos podem neutralizar as opiniões do sector privado sobre o rating através da criação de uma empresa pública com voz nesta matéria”. Sugeriu ainda, citado pelo “The Telegraph”, que esta nova agência, “para ser credível”, terá de ser “independente dos governos”.
As declarações de Ray McDaniel culminaram com as do principal regulador europeu dos mercados de capitais (ESMA), que pediu mais transparência às três agências de rating.

O debate sobre as agências de rating também esteve presento no Parlamento português, no início de Março.

Sessão Plenária - Discussão sobre as agências de rating - 12/03/12

0 comentários:

Enviar um comentário