quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Vítor Gaspar é 10º no Ranking dos Ministros das Finanças da UE


Numa lista elaborada pelo jornal britânico, Financial Times, Vítor Gaspar subiu oito posições no ranking dos ministros das finanças da União Europeia. De 18º, o ministro das Finanças português surge, este ano, na 10ª posição, logo atrás de três estreantes: Steven Vanackere (Bélgica), Vittorio Grilli (Itália) e Peter Kazimir (Eslováquia), numa classificação liderada por Wolfgang Schäuble, noticiou a revista Sábado.

Vítor Gaspar,
10º no ranking do Financial Times

Na realização deste ranking, estiveram em ponderação três critérios: o político, o económico e, por fim, o critério da credibilidade. O Financial Times assume que a medição destes critérios assenta na evolução das “yields” da dívida pública, ou seja, pelo custo de financiamento do país.

Segundo o Jornal de Negócios, é no primeiro critério que Vitor Gaspar, que o Financial Times identifica como um “tecnocrata sem anterior experiência política”. No económico, fica a um lugar da última posição, ocupada pelo homólogo da Grécia, Yannis Stournaras, sendo este um reflexo da forte quebra do PIB de Portugal.

No topo do ranking do Financial Times está, este ano, Wolfgang Schäuble, o ministro das Finanças alemão, que volta a ser nomeado como o melhor entre 19 países da União Europeia. Já o tinha sido há dois anos, mas em 2011 foi superado por Anders Borg.

Os três últimos lugares da tabela são ocupados pelo grego, Yannis Stournaras, o húngaro Gyorgy Matolcsy e o espanhol Luis de Guindos. Pelo sétimo ano consecutivo, o jornal identifica os melhores ministros das Finanças da EU, anunciou o Diário Económico.

Mariana Carvalho e Mariana Pinheiro

0 comentários:

Enviar um comentário