quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Luís de Guindos, o pior ministro de Economia da Europa segundo o 'Financial Times'

De Guindos no World Economic Forum
ADRIÁN MAS
De acordo com um ranking elaborado pelo diário econômico Financial Times, Luis de Guindos é o pior ministro de economia da União Europeia. O jornal escolheu as 19 economias mais importantes da União Europeia para analisar o trabalho de seus ministros.

"(de Guindos) deve convencer os economistas e os mercados que podem corrigir a economia do país e evitar um destino amargo para a Europa" afirma o diario que ficou a ele na ultima posição. O seus homólogos com pouco tempo como ministros das Finanças da Itália e Irlanda - os países mais afectados pela crise económica - conseguiram superar seus antecessores e melhoraram a classificação de seus países.

Tambem, o ministro econômico da França Pierre Moscovici, sofre uma descida, no seu caso de 6 posições, em relação à lista do ano passado e situa-se em 16º lugar.

Além disso, o jornal afirmou estar "impressionado" com o trabalho da Irlanda nos últimos dois anos, quando eu estava no último lugar do ranking e agora vai para o quinto lugar. O ministro alemão da economia, Wolfgang Schäuble, no topo da lista por ter "um papel construtivo em limpar o caminho para o Banco Central Europeu agir como um estabilizador do euro".

A metodologia do Financial Times para estabelecer esta lista leva em consideração a habilidade política dos Ministros da economia, o desempenho da economia de cada país e a credibilidade do titular das Finanças para os mercados.

Fontes: www.huffingtonpost.es, www.rtve.es Adrián Mas García

0 comentários:

Enviar um comentário