terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Cavaco deixa recados irónicos sobre os seus "silêncios"

O Presidente da República Cavaco Silva, fez um discurso irónico na entrega dos Prémios Gazeta de 2011, no passado dia 22 de Novembro, e pediu aos aos jornalistas presentes para não reportarem a sua presença, comprometendo-se a não o fazer na sua página de Facebook.

Cavaco aproveitou a ocasião para falar sobre a actualidade política. «Todos sabem que o silêncio do Presidente da República é de ouro, hoje a cotação do ouro foi 1.730 dólares por onça, uma onça são 31 gramas, mais 1,7% do que a cotação do ouro naquele dia de setembro em que a generalidade dos portugueses ficou a saber o significado da conjugação de três letras do alfabeto português: "tê, ésse, u" (TSU)», comentou.

Cavaco Silva deixou recados aos jornalistas na entrega dos Prémios Gazeta de 2011 (Foto: Presidência da República)
O jornalista Alexandre Soares, agraciado com o prémio revelação do Clube dos Jornalistas, apelou ao Presidente para intervir para "minimizar" os cortes nos destacamentos dos correspondentes da RTP e da Agência Lusa. O freelancer pediu a Cavaco Silva para que este não deixasse que "decisões políticas alienem milhões de pessoas do seu direito à informação".

A cerimónia ficou ainda marcada pela discussão da emigração de jovens na área do jornalismo. Alexandre Soares citou o exemplo da sua turma do curso de jornalismo de 2005, a partir da qual muitos foram obrigados a partir para o estrangeiro à procura de emprego, apesar de serem considerados "muitos bons" pelos professores.

João Paulo Teixeira e Hugo Dinis

0 comentários:

Enviar um comentário