terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Crise gera baixo investimento dos portugueses

Com a intenção de controlar as finanças e economizar dinheiro, os portugueses estão poupando mais do que investindo. Tanto os cidadãos, quanto as empresas de Portugal estão seguindo essa tendência e esperando o melhor momento para voltar a investir.

Portugueses estão poupando mais e investindo menos
O relatório de estabilidade financeira elaborado pelo Banco de Portugal (BdP) alertou que os riscos, gerados pela crise, permanecem e que as pessoas e companhias vão continuar a investir muito pouco – ou, até mesmo, nada.  O BdP, apontou ainda que, por conta das baixas expectativas para o rendimento, ocasionado pela subida dos impostos, a melhor opção dos portugueses é poupar mais.

 Ainda é necessário pensar antes de investir
Um fato que também chama a atenção é que as empresas e famílias ainda representam risco para a estabilidade financeira do país, pois, mesmo com toda a capacidade para investir, os particulares e companhias continuam a perder rendimentos.

Isso se deve pelo motivo de que, nos próximos trimestres, as empresas deverão continuar com maiores níveis de inadimplência e, consequentemente, os bancos poderão ter mais perdas na carteira de créditos.

Fontes: Jornal Metro, Sábado Pt.

Flávia Pigozzi e Gabrieli Mello

Obs 2: O texto "Portugueses tomam mais café em casa" é referente a aula do dia 6 de dezembro, que também não teve.
         

0 comentários:

Enviar um comentário