quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Crise financeira tira o sono dos portugueses

A crise financeira instalada no país é apontada como principal motivo de preocupações dos portugueses, provocando noites mal dormidas a mais da metade da população. Essa é a principal conclusão do estudo “What Keeps you awake at night” – O que o mantém acordado à noite, promovido pela companhia de seguros Zurich em oito países europeus.

40% dos portugueses apontam o desemprego como principal causa da insônia

Saúde, trabalho, filhos e a atual situação política também foram motivos destacados por causar falta de sono. Segundo a pesquisa realizada com cerca de quinhentas pessoas, 47% se preocupa com os filhos, 37% com a gestão familiar, 30% a pressão no trabalho e 28% com a situação política. Mas o que mais assusta na pesquisa é que cerca de 40% dos portugueses identificaram o desemprego decorrente da atual situação como principal causa da insônia, enquanto aproximadamente 32% indicaram a pobreza.

Apenas 9% se preocupa com a felicidade
Quando questionados sobre qual o bem que gostariam de assegurar, a saúde foi colocada em primeiro lugar, sendo resposta de 85% da população, a estabilidade financeira e o emprego ficaram depois com 40% e 32% respectivamente. Já o número mais baixo entre as respostas, foi de 9% da população que identifica a felicidade como fator que gostaria de garantir.

Os resultados, obtidos através de 4.522 entrevistas em oito países (Reino Unido, Suiça, Espanha, Alemanha, Áustria, Itália, Rússia e Portugal), apresentam grandes variações que devem ser baseadas na atual crise econômica e social que cada país passa. Na Alemanha, Áustria e Suíça, por exemplo, onde a situação se encontra mais estável, as preocupações estão centradas na vida privada, como o relacionamento com a família, parceiros e vizinhos.

Para entender como funciona a pesquisa, a seguradora Zurich explica mais no vídeo a seguir.



Fontes:
Zurich Seguros, Dinheiro Vivo, IOL, Notícias ao minuto, Açoriano Oriental, Jornal Metro

Flávia Pigozzi e Gabrieli Mello

0 comentários:

Enviar um comentário