sexta-feira, 11 de março de 2011

UE debate a situação da Líbia e a crise económica da Europa



Foto: Líderes europeus reunidos hoje na cimeira extraordinária de Bruxelas



(Thierry Roge/Reuters)


Os líderes europeus reuniram-se hoje, em Bruxelas, para uma cimeira que se dividiu em duas partes. A primeira, com os 27 líderes dos países da União Europeia onde se discutiu a situação da Líbia e, de seguida, os restantes 17 da zona euro analisaram questões relacionadas com a crise económica da Europa.


A primeira reunião da cimeira teve início por volta das 12h locais (11h00 em Lisboa), onde os 27 chefes de Estado e de Governo da União Europeia se pronunciaram em relação à situação no norte de África, em particular na Líbia, na qual deverão exigir a Muammar Kadhafi para abandonar o poder.


Após esta reunião dos 27 sobre a questão Líbia, apenas 17 representantes, pertencentes ao espaço monetário único, permaneceram para a cimeira da zona euro com o intuito de debater formas de evitar novas crises da dívida. Os pontos fulcrais do "Pacto pelo Euro", para fortalecer a competitividade europeia são: a moderação salarial, indexação da idade da reforma à esperança média de vida e desenvolvimento de uma base fiscal para as empresas.


Todavia, esta é apenas uma cimeira preparatória, a decisiva vai realizar-se nos dias 24 e 25 deste mesmo mês.




Fontes:


Visão, DN, Económico

0 comentários:

Enviar um comentário