segunda-feira, 14 de junho de 2010

James Bullard afirma que os mercados podem estar a abandonar Portugal e Espanha


James Bullard, o presidente da Reserva Federeal de St.Louis, afirmou hoje, em Tóquio, que a Europa corre um sério risco de vir a desmoronar-se, ainda que o euro tenha recuperado para o patamar de 1,22 dólares. Contudo, a maioria dos economistas continua a acreditar que a Grécia não vai conseguir pagar as suas dívidas.

Caso isto se suceda na realidade os mercados capitais poderão abandonar Portugal e Espanha. O que terá consequências como o facto de existirem incumprimentos soberanos e uma forte queda das exportações da China e dos Estados Unidos para a Zona Euro. Face a esta possibilidade e à de um segundo choque global para os mercados financeiros, James Bullard, afirmou que isto poderá ser um receio mantido durante meses ou até mesmo anos. “Os governos vão ter de tomar medidas agressivas para ganharem credibilidade e depois terão de sustentar esse esforço durante um longo período de tempo”.

Ainda assim o presidente acredita que a dívida na Europa não faça a Fed adiar a decisão de subir os juros dos directores nos EUA. “A menos que os acontecimentos na Europa acabem por se revelar muito piores, penso que, no curto prazo, os EUA serão um possível beneficiário da crise na Europa devido aos menores juros sobre as Obrigações do Tesouro e às matérias-primas mais baratas”. Ainda assim, este ponto de vista é diferente na opinião do presidente da Fed de Chicago, Charles Evans e pelo presidente da Fed em Atlanta, Dennis Lockhart.

0 comentários:

Enviar um comentário