sexta-feira, 18 de junho de 2010

O consumo como a vantagem percebida do euro

O aumento do consumo é a vantagem da adesão de Portugal à União Europeia para a maioria das pessoas com quem falou a "Europa na Lusófona".

"Na óptica do consumidor, a entrada na União Europeia trouxe enormes vantagens", afirma  Silvia Chambel, 34 anos, funcionária pública.

A mesma opinião tem Luísa, nome fictício, decoradora. Olhando para a sua actividade, afirma que "passámos a ter acesso a roupa de estilistas europeus extremamente conhecidos".
 
João, estudante universitário com 18 anos, olha igualmente para as vantagens do consumo, neste caso de "acesso a mais jogos para a playstation."

"A livre circulação de pessoas e bens originou um aumento da oferta de produtos e a diminuição de preços devido ao aumento da concorrência", considera Silvia Chambel, explicando assim as oportunidades de consumo abertas pela participação de Portugal no projecto europeu.

Sílvia destaca como desvantagem "a dificuldade de controlo da entradas e saídas de pessoas, sobretudo na circulação terrestre, entre os estados-membro, particularmente preocupante num cenário de ameaça de terrorismo".

O euro, para Isabel Ramos, também funcionária pública "fez a Europa avançar consideravelmente rumo a uma união económica". E, diz, "deu também aos cidadãos da União Europeia um sentimento mais vivo de partilharem uma identidade comum europeia".

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