segunda-feira, 14 de junho de 2010

Imposto sobre a banca e transacções é defendido por Merkel e Sarkosy


Foi defendido esta tarde um imposto sobre a banca e sobre as transacções pela chanceler Angela Merkel e o presidente francês Nicolas Sarkosy. Estes pediram aos líderes do G20 que façam mais para reforçar a regulação dos mercados financeiros.

Este pedido feito pela chanceler Angela Merkel e pelo presidente francês Nicolas Sarkosy foi enviado numa carta escrita ao primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper - actualmente preside o G20. No fim de uma reunião com Sarkosy em Berlim, a chanceler afirmou que no sector financeiro "ainda não estamos satisfeitos com o que foi alcançado desde o primeiro G20 e pensamos que temos que aumentar a regulação".

Depois de terem sido avistados sinais de desacordo quando Sarkosy propôs criar um novo governo económico auxiliado por uma "secretaria" autónoma, o presidente adiou na passada segunda-feira a sua deslocação a Berlim. O governo alemão temeu que a independência do Banco Central Europeu (BCE) fosse ameaçada, pois esta proposta tinha em vista o objectivo de garantir uma maior coordenação das políticas económicas da Zona Euro em comum acordo com o BCE.

Sarkosy declarou "Somos pessoas muito francas que têm ambições. Não evitamos os problemas" quando questionado acerca das divergências com Merkel, onde a vontade de ambos no desejo de quererem um debate critico sobre todas as opiniões políticas ficou expresso. Sarkosy afirmou ainda que o seu governo vai brevemente adiantar novos detalhes sobre o sistema de pensões na próxima quarta-feira.

Já Merkel afirmou pensar que "tomamos as medidas correctas e que a França tem planos importantes para a consolidação orçamental".

0 comentários:

Enviar um comentário