terça-feira, 8 de junho de 2010

Ministros das finanças da UE autorizam Entrada da Estónia na Zona Euro

Os ministros das Finanças da União Europeia decidiram hoje a entrada da Estónia na Zona Euro, esta decisão concluiu que este será o primeiro país báltico a ter a moeda única.


O presidente do grupo que reúne os ministros das Finanças da Zona Euro, Jean-Claude Juncker, disse que a Estónia deverá tornar-se o 17º membro da união monetária a 1 de janeiro de 2011, depois de a reunião do Eurogrupo ter dado o seu apoio ao processo. Para completar o processou de adesão, o país báltico deve continuar a "implementar novas reformas estruturais".
Depois de o país ter aprovado no seu parlamento a troca da actual moeda (Kroon) pelo euro, a Comissão Europeia publicou um documento em que acordou que a Estónia constitui os critérios macroeconómicos necessários para aderir à união monetária.
Para aderir à união monetária, a Estónia tem de cumprir requisitos, como a estabilidade dos preços e finanças públicas saudáveis. No mesmo documento, a Comissão Europeia referiu que a Estónia é o único dos nove países europeus aspirantes ao euro - juntamente com Bulgária, República Checa, Letónia, Lituânia, Hungria, Polónia, Roménia e Suécia - com requisitos para o fazer.

0 comentários:

Enviar um comentário