quinta-feira, 10 de junho de 2010

Défice quase igual, mais desemprego e menos inflação são os resultados de 25 anos de Portugal na UE

A entrada na União Europeia por parte de Portugal em 1986 trouxe resultados que podem ter ficado muito aquém do inicialmente esperado: o desemprego ficou mais acentuado, a inflação desceu bastante, o défice piorou ligeiramente e a dívida pública face ao PIB subiu quase para o dobro do que estava em 1986.

Este poderá ser o rescaldo dos 25 anos da comemoração que será feita no sábado, dia em que o Portugal assinala o quarto de século da sua presença na União Europeia.

Nos últimos 25, a economia portuguesa sofreu uma profunda transformação, reduzindo a inflação de 19 por cento, em 1985, para um inédito valor negativo de 0,9 por cento, no ano passado.

Quanto à dívida directa do Estado, esta passou de 53 por cento do PIB para 81 por cento, prevendo-se que continue a subir até 2013.

No que respeita ao desemprego,foi gradualmente melhorando na década seguinte à da entrada na Europa comunitária(anos90),ainda que com variações reduzindo-se de 9 por cento, em 1986, para 4 por cento em 2000, a melhor taxa dos últimos 25 anos.

A crise financeira mundial que se tem vivido no entanto poderá ter feito o desemprego subir para níveis históricos, mas desde o início da década que este não pára de aumentar.


[publicado pelo Jornal Sol]

0 comentários:

Enviar um comentário