quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Alunos da Lusófona acreditam que a União Europeia vai sair da crise


A saída da crise da zona euro é possível, mas será um processo demorado que irá depender maioritariamente do comportamento da Grécia, defendem os alunos da Universidade Lusófona.
Desafiados pelo “A Europa na Lusófona”, os alunos assumiram o papel de Presidente da Comissão Europeia e sugeriram algumas medidas alternativas para a resolução da crise.
“ A solução não está toda no dinheiro, mas sim na sua aplicação”, foi o que defendeu Vânia Faleiro Silva, de Comunicação e Jornalismo. Para a aluna, o dinheiro deveria ser aplicado num “maior controlo dos custos das empresas” e num incentivo ao empreendorismo.
Outros alunos propuseram, ainda, um papel mais activo do Banco Central Europeu (BCE) na compra de dívida e no controlo orçamental dos Estados, bem como novas políticas baseadas no desenvolvimento industrial e tecnológico e não no dinheiro dos impostos.
Em relação à aplicação dos fundos europeus, os alunos consideram que estes estão a ser mal aplicados e que poderiam ser redireccionados para outras áreas. Para João Almeida, aluno de Design, deveria “cortar-se nas várias reformas” dos altos dirigentes e investir na criação de postos de trabalho.
Outras ideias expostas pelos alunos foram a implementação de um imposto sobre as grandes fortunas e a criação de uma Agência de Rating Europeia.  

0 comentários:

Enviar um comentário