sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Cidadãos e sindicatos espanhóis juntos contra lei laboral


Manifestação em Espanha (no Jornal de Negócios)
Em Espanha, 57 cidades estiveram envolvidas,este domingo, numa marcha de protesto contra a reforma laboral apresentada pelo governo de Mariano Rajoy. Os números da organização apontam que só em Madrid cerca de meio milhão de cidadãos juntou-se em protesto. Para as organizações sindicais é o início de um processo de mobilização contra esta reforma.
Os manifestantes concentraram-se nas ruas do país vizinho, que conta já com cerca de 5,3 milhões de desempregados, após a convocação do protesto por parte de duas centrais sindicais, a UGT e a Comisiones Obreras.

Os cidadãos lutaram contra a reforma do Código do Trabalho, aprovada pelo Governo PP de Rajoy. A nova lei laboral prevê despedimentos facilitados e mais baratos, com uma indemnização de apenas 20 dias por ano trabalho, face aos 45 dias aplicados anteriormente, como se pode ler aqui.
Os sindicatos garantem que este é apenas o início de uma forte mobilização contra a reforma laboral:"Se o Governo não retificar, o protesto vai crescer", como se pode ler no Jornal de Negócios.

0 comentários:

Enviar um comentário