quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Mario Monti avisa que a crise está a dividir a Europa


O primeiro-ministro italiano, Mario Monti, alertou que a crise na zona euro está a criar divisões perigosas. Para Monti é errado dividir os estados membros em "bons e maus".

O líder do governo italiano, citado pela EurActiv, considerou ontem, no Parlamento Europeu, que “a crise da zona euro tem dado origem a muitos ressentimentos e recriado muitos estereótipos, dividindo a Europa em países centrais e países periféricos ".
Para Mario Monti, enquanto os países do sul da Europa, denominados de periféricos, estão a ser amplamente responsabilizados pela crise da dívida no euro, a França e a Alemanha foram responsáveis pela violação das regras orçamentais. 
O primeiro-ministro afirmou que "não há bons e maus, na União Europeia", já que "todos temos de nos sentir igualmente responsáveis pelo que foi feito no passado e acima de tudo pelo futuro".
Na sua intervenção no debate sobre a crise económica, o crescimento e o emprego, Monti disse que a “Itália está a fazer sacrifícios importantes que não foram impostos pela União Europeia”, sendo estes necessários para o futuro do país.
Frequentemente interrompido com aplausos, a intervenção do ex-comissário europeu, ainda teve tempo para reiterar o apoio às ‘eurobonds’ (euro-obrigações) e referir a importância do acordo orçamental para que a Europa retome o caminho do crescimento.

0 comentários:

Enviar um comentário