sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Alemanha procura novo presidente


Christian Wulff, o presidente demissionário
 O presidente alemão, Christian Wulff, demitiu-se hoje, menos de um dia depois do pedido de levantamento de imunidade por parte do Ministério Público de Hannover. A chanceler Angela Merkel procura agora um candidato que reúna o consenso dos partidos.

Ao fim de dois anos de mandato, Christian Wulff anunciou a sua demissão na sequência de suspeitas de corrupção e tráfico de influências. O caso remonta a 2007, quando o presidente demissionário governava a Baixa Saxónia, e aceitou uma estadia paga por um empresário do cinema numa ilha do Mar do Norte. Wulff refuta a acusação e alega que o pagamento das férias foi feito posteriormente em dinheiro.
Amanhã, os líderes da coligação (CDU, CSU e FDP) vão reunir-se para iniciar o processo de substituição do presidente. Merkel deverá também encontrar-se com os líderes da oposição, de acordo com informações do Der Spiegel.
Wulff é o segundo presidente alemão a demitir-se em menos de dois anos. O antecessor, Horst Koehler, deixou o cargo após ter sugerido numa entrevista que o envolvimento da Alemanha no Afeganistão era necessário para proteger os interesses económicos do país. Estas declarações provocaram críticas por parte dos deputados da oposição, e Koehler decidiu demitir-se, como se pode ler aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário