domingo, 19 de fevereiro de 2012

FMI dá nota positiva a Portugal


Representantes da Troika (@aessenciadapolvora.blogspot)

Foi positiva a nota dada ao governo português no cumprimento das medidas acordadas com a Troika aquando do memorando de entendimento. O Fundo Monetário Internacional destacou o bom desempenho de Portugal, que já conseguiu vender 3 milhões de divida.

A União Europeia e o FMI concordaram ao afirmar que Portugal, tal como a Irlanda, tem reunido todos os esforços para continuar a receber os trechos de dinheiro. A Troika realçou ainda que a situação portuguesa é melhor do que a grega, apesar de a quebra económica ser semelhante nos dois países: a economia portuguesa deverá ter este ano uma contracção de 3%.

Numa visita que se iniciou esta quarta-feira, a Portugal, os representantes do FMI referiram a importância do esforço português para cumprir as metas. O caso grego difere do português uma vez que a Grécia não reúne apoio junto dos parceiros europeus.

Os protestos em Atenas têm sido pautados pela violência das manifestações sociais, fruto do descontentamento da população face às medidas impostas pelo governo de Lucas Papademos. Em Portugal, a supressão de alguns feriados, reduções salariais e aumento dos impostos são algumas das medidas que têm levado a uma onda de protestos um pouco por todo o país.

Inúmeras críticas têm sido apontadas a Portugal, afirmando que o país está agora onde a Grécia estava há cerca de dois anos e que está a seguir o caminho de Atenas, revelou a Euronews.


0 comentários:

Enviar um comentário