terça-feira, 5 de abril de 2011

Moody's desce rating de Portugal

Foto: abola.pt
A agência Moody’s, que avalia o risco de crédito, desceu hoje a nota portuguesa de dívida soberana a longo prazo. A redução de um nível, de A3 para Baa1, é justificada pela agência com a crise política,orçamental e económica do país.«o custo actual do financiamento está a aproximar-se de um nível insustentável, mesmo no curto prazo», revela a Moody's em comunicado, citado pela Reuters.

Este corte no rating não deverá ser único, uma vez que a agência de notação colocou Portugal sob vigilância negativa. Agora, será a capacidade de Lisboa assegurar o financiamento a médio prazo que definirá ou não uma nova redução da nota portuguesa. Segundo a Moody's, o novo Governo que sair das eleições de dia 5 de Junho vai pedir dinheiro ao Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) com carácter de urgência.

A agência acrescentou que a alteração ou manutenção do rating do país no nível Baa1 será “criticamente influenciada” pela capacidade do país garantir fontes sustentáveis de financiamento a médio prazo e pela capacidade das instituições políticas “para manterem o rumo de consolidação fiscal e reformas estruturais”.

Fonte: Público, Tvi24

0 comentários:

Enviar um comentário