sábado, 9 de abril de 2011

Cavaco Silva em Budapeste


Cavaco Silva comentou a actual situação política de Portugal à margem dum encontro entre chefes de estado não-executivos da União Europeia, apelando a um consenso entre os partidos políticos portugueses face à actual crise financeira.


O encontro em Budapeste que recebeu, durante o dia de ontem e de hoje, 9 Presidentes da República, entre os quais Cavaco Silva, teve como tema de destaque a crise económica que afecta a União Europeia. À saída de uma das reuniões marcadas e abordado pelos jornalistas o Presidente reagiu ao pedido de ajuda feito por José Sócrates esta quarta-feira dizendo que “Portugal chegou a uma situação em que era inevitável o recurso à ajuda externa” . Cavaco Silva também fez notar que não pode negociar com as forças políticas: “o chefe de Estado “ não tem meios para realizar negociações”, pois não dispõe de ministérios, nem de grupos de apoio técnico, nem tal é permitido pela Constituição”.


O Chefe de Estado português, apelando à responsabilidade de todos os partidos, reiterou a ideia que o próximo governo deverá ser apoiado com uma maioria absoluta na Assembleia; citando o próprio: “Todos os partidos já reconheceram que o próximo Governo deve ser um governo com apoio maioritário da Assembleia da República, talvez esta seja uma das notícias mais importantes que nós podemos dar neste momento aos nossos parceiros europeus e aos mercados”.



0 comentários:

Enviar um comentário