sexta-feira, 8 de abril de 2011

FMI já recebeu pedido de ajuda de Portugal

O Fundo Monetário Internacional (FMI), pela voz do seu director-geral, confirmou que já recebeu o pedido de assistência financeira de Portugal. Dominique Strauss-Kahn mostrou-se pronto para a discussão de um programa económico, “ apoiado pelos principais partidos”.

O economista-chefe do FMI afirmou, em declaração divulgada no site da organização, que: “o FMI recebeu uma solicitação de assistência financeira das autoridades portuguesas e estamos prontos para nos juntarmos ao esforço, juntamente com os nossos parceiros europeus, para ajudar a restaurar o crescimento e a estabilidade financeira em Portugal”.

Strauss-Kahn acrescentou ainda que: “estamos preparados para responder de forma expedita ao pedido e ter rapidamente discussões com o Governo português, juntamente com a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu, sobre um programa económico, apoiado pelos principais partidos políticos, que dê o fundamento para a assistência financeira do Fundo”.

Entretanto, na sequência do apelo feito pelo comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, para que o executivo demissionário negociasse com a oposição o programa de assistência financeira, o ministro socialista Alberto Martins defendeu que os restantes partidos têm de assumir as suas responsabilidades no processo de pedido de ajuda externa. Questionado pelos jornalistas, à entrada para o XVII congresso nacional do PS, o ministro da Justiça afirmou que "o PS e o Governo assumirão, como o primeiro-ministro já disse, as suas responsabilidades", querendo que "os outros assumam as suas".

Fonte: Diário de Notícias, ionline, Público

0 comentários:

Enviar um comentário