segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Parlamento Europeu (PE) envolvida na investigação do sector automóvel

O PE solicitou hoje o controle exaustivo a uma frota de automóveis ao envolvimento da comissão europeia, na manipulação dos resultados dos ensaios das emissões dos veículos e a reflexão sobre a criação de uma autoridade de fiscalização.



O Parlamento Europeu condena qualquer fraude perpetrada pelos construtores de automóveis, exortando as empresas a assumirem as suas responsabilidades e a cooperarem plenamente com as autoridades nas investigações. Os eurodeputados lamentam o facto de "milhões de consumidores ter sido enganado e induzido em erro por informações fraudulentas no tocante às emissões dos seus veículos".
O PE afirma que, na ausência de medidas firmes, o atual escândalo poderá comprometer a reputação e a competitividade da indústria automóvel, "um dos principais motores do crescimento e da inovação, contribuindo para o emprego num importante número de Estados-Membros".
A força económica de muitas regiões da Europa provem da indústria automóvel e da indústria fornecedora de componentes automóveis, nota a resolução. As pequenas e médias empresas (PME) dominam a indústria fornecedora de componentes automóveis. A sua contribuição para a investigação e o desenvolvimento específicos do setor é de 50%.
O PE expressa a sua solidariedade para com os trabalhadores afetados e manifesta a sua preocupação com o impacto ao longo da cadeia de abastecimento, em particular ao nível das PME, que, "embora inocentes, enfrentam enormes desafios devido à fraude".



Eduardo Sofila
Emanuel dos Santos
Miquelino João

0 comentários:

Enviar um comentário