segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Parlamento Europeu atribui Prémio Sakharov 2015 a Raif Badawi


Um blogger saudita e activista dos direitos humanos  vai ser homenageado com o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2015, anunciou, quinta-feira (29), o Presidente do Parlamento Europeu (PE). Raif Badawi cumpre actualmente uma pena de 10 meses sob acusação de insultar o Islão através de uma página na internet que promovia um debate social, político e religioso.

A cerimónia de entrega do Prémio Sakharov tem data marcada para 16 de dezembro durante a sessão plenária em Estrasburgo, na França. “Este homem extremamente exemplar recebeu uma das penas mais terríveis que existem no seu país, no que apenas pode ser descrito como um ato de tortura brutal”, afirmou o Presidente do PE Martin Schulz.

A esposa do blogger, que reside no Canadá, revelou que as autoridades sauditas tinham avançado para o reinício da condenação a 10 anos de prisão, mil chicotadas e a uma multa 50 mil euros. Raif Badawi já tinha recebido as primeiras 50 chicotadas em janeiro, tendo as restantes sido adiadas devido a protestos internacionais.

Fontes: Observador e Parlamento Europeu.
Imagem: Parlamento Europeu

Joana Vila Franca 
Eduardo Sofila 
Hamilton Cruz

0 comentários:

Enviar um comentário