segunda-feira, 2 de novembro de 2015








Raif Badawi, blogger da Arábia Saudita venceu o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2015. A decisão foi tomada em conferência de líderes do Parlamento Europeu e anunciada esta quinta-feira em Estrasburgo.

Badawi que actualmente se encontra preso com uma pena de 10 meses por insultar o Islão através do seu website,Free Saudi Liberals, onde promovia o debate social, político e religioso nas suas publicações online. O blogger e activista dos direitos humanos, foi detido em 2012 e condenado a pena de prisão de 10 anos, 1000 chicotadas e a uma multa pesada por insultos aos valores do Islão.

Raif Badawi foi nomeado por honrar todos o que lutam pela liberdade de expressão num dos regimes mais repressivos do mundo, após a votação durante uma reunião conjunta das Comissões dos Assuntos Externos, Desenvolvimento e da Subcomissão dos Direitos do Homem. Badawi é um símbolo da luta pela liberdade de expressão, afirmou Tamás Meszerics. “A Europa não pode continuar em silêncio enquanto indivíduos enfrentam a tortura ou morte apenas por expressarem as suas ideias na Arábia Saudita”, acrescentou o eurodeputado húngaro dos Verdes/ALE.

O prémio, no valor de 50 mil euros, será entregue em Estrasburgo a 16 de Dezembro. O galardão europeu, que nasceu há 27 anos, premeia pessoas e organizações que se distinguem ao nível da defesa da liberdade de pensamento e expressão e Direitos Humanos.

Fonte: Parlamento Europeu, Expresso, Comunicados de Imprensa

Emiliana Sumbo e Solange Marcelo

0 comentários:

Enviar um comentário