segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Belgas invadem redes sociais com imagens de gatos



O ministério do Interior da Bélgica pediu aos meios de comunicação belgas para suspenderem a divulgação de notícias sobre as operações antiterroristas em Bruxelas. A polícia e o Centro de Crise realizaram o mesmo pedido através das redes sociais. O objectivo seria que os suspeitos de terrorismo não tivessem acesso às acções efectuadas pelas autoridades belgas.

O pedido estendeu-se a toda a população belga para que não partilhassem a localização das operações de segurança em curso. Os utilizadores das redes sociais inundaram o Twitter e Facebook com imagens de gatos para que mensagens que dessem pistas sobre as operações policiais não chegassem aos terroristas. A hashtag utilizada foi:#BrusselsLockdown.

Quando a operação antiterrorista terminou, a polícia agradeceu aos órgãos de comunicação social e aos utilizadores das redes sociais "por terem tido em conta as necessidades da operação que estava a decorrer". A polícia belga deteve dezasseis pessoas mas o suspeito do atentado de Paris, Salah Abdeslam, conseguiu fugir.

Fonte: Público, Diário de Notícias, Independent
Fonte Imagem: Público

Paula Freitas Pinto

0 comentários:

Enviar um comentário