O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, afirmou hoje que a instituição pode subir a taxa de juro de referência já a 7 de Abril, na reunião do conselho de governadores.
A autoridade monetária europeia decidiu hoje manter inalteradas as taxas de referência no mínimo histórico de 1%. Mas com o aumento dos preços das matérias -primas, sobretudo do petróleo e dos alimentos, o responsável referiu que "é possível, mas não é certo", um aumento da taxa de referência.
O presidente assegurou que se isso acontecer não significa “certamente o início de uma série de aumentos” e salientou que fará “tudo o que tiver de fazer para garantir a estabilidade de preços no médio prazo”.
Em quase dois anos é a primeira vez que o BCE admite vir a subir as taxas de juro, com o objectivo de travar a inflação que tem subido face à escalada de preços das matérias-primas. Se por um lado esta medida combate a inflação, por outro lado prejudica os países da zona euro que têm problemas de dívida, como Portugal.
As declarações, hoje anunciadas por Jean-Claude Trichet, surpreenderam economistas e analista que esperavam um aumento da taxa de referência apenas no segundo semestre do ano.
Fontes:
Público, Jornal de negócios, diário de notícias, Expresso
REPORTAGEM (SIC): Taxas de juro pode subir já em Abril
0 comentários:
Enviar um comentário