Quatro dos maiores bancos irlandeses (Allied Irish Banks, Bank of Ireland, Irish Life & Permanent e o Educational Building Society) foram sujeitos aos chamados testes de stress, que servem para apurar a capacidade de resposta financeira dos bancos de um pais em momentos de crise.
Os resultados são revelados esta quinta-feira e trazem más notícias, pois podem vir a demonstrar um autêntico “buraco negro” na economia irlandesa, entre os 18 mil milhões de euros e os 23 mil milhões de euros , conforme noticiou o jornal britânico The Guardian .
Deviam ter sido transferidos mais 10 mil milhões de euros no mês de Fevereiro, tal como previa o acordo com o FMI e com a Comissão Europeia, no entanto Brian Lenihan, o anterior ministro das Finanças, decidiu prescindir dessa verba.
Ainda assim contam-se já 46 mil milhões de euros que foram injectados na banca irlandesa, desde que o país recorreu a ajuda internacional.
A confirmar os dados agora avançados pelo jornal britânico a Irlanda ficará praticamente sem soluções para lidar com a divida dos bancos.
Fonte: Jornal Público
Grupo_6_2011
0 comentários:
Enviar um comentário