(Foto: Jorge Simão/Expresso)
O actual Alto Representante da ONU para a Aliança das Civilizações, Jorge Sampaio, salientou que as medidas de austeridade são importantes para garantir os objectivos a curto prazo mas que é preciso fazer um plano a longo prazo para diminuir as desigualdades no país.
O ex-presidente da República participou na conferência “Portugal e Europa: Algumas incertezas e desafios” que decorreu ontem, no Porto. Organizado pela Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial (APGEI), no jantar que se seguiu Sampaio demonstrou a preocupação com Portugal.
"A insustentável acumulação da dívida externa privada e pública, o insuficiente desempenho da economia, o aumento do desemprego, a estagnação e mesmo a diminuição do nível de vida dos portugueses com cerca de 18% da população em risco de pobreza e grandes desigualdades de rendimento, fazem com que Portugal, permitam-me a expressão, esteja em apuros", declarou.
Jorge Sampaio afirmou ainda que a importância politica de 2011 não depende tanto de actos eleitorais que possam ou não ter lugar, "mas sim da capacidade das principais forças partidárias criarem uma plataforma de entendimento e de concertação para a próxima década".
Fontes: Expresso, RTP
0 comentários:
Enviar um comentário